OPINA – Estratégia, Experiência, Prevenção, Eficiência e Integração

new_post_jaqueline

OPINA – Estratégia, Experiência, Prevenção, Eficiência e Integração

postado por: Jaqueline Mesquita data: mar 16, 2015 categoria: Assessoria, Consultoria, Gestão Estratégica, Segurança Pública

Atuando na prestação de serviços de consultoria, em assuntos afetos à administração pública, constatei como são positivas as intervenções externas nas mais diversas áreas, pois embora os responsáveis diretos tenham sensibilidade e habilidade para com a gestão da coisa pública, ainda há espaço para a contratação de assessorias técnicas. Especialmente, quando se trata de Segurança Pública.

A democracia brasileira amadureceu na última década no entendimento de que os estudos sobre Segurança Pública devem tratar de pontos transversais como a estratégia, a coerência, a prevenção, a eficiência e sobretudo a integração, de forma a contribuir para um novo conceito que permita a elaboração de projetos que colaborem para o afastamento do sentimento de vulnerabilidade dos cidadãos.

Foi um especialista da área que me chamou a atenção para esse tema. Após ouvir seus relatos de experiências policiais, surgiu a ideia de criar uma associação civil, com fins não econômicos, para reunir profissionais com habilidade setorial com o propósito específico de promover segurança pública norteando ações que possibilitem uma gestão estratégica e eficaz das políticas de segurança.

Com grata satisfação, após a formalização do Instituto, renomados especialistas com práticas no setor público e corporativo aceitaram participar deste desafio.

Assim sendo, o Instituto OPINA, sem qualquer histórico de atuação, possui em sua gênese a expertise de seus fundadores, atores importantes para a construção de uma nova prática de Segurança Pública no Brasil, assumindo relevante função na sociedade civil ao contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas essencialmente para o bem estar dos cidadãos e para o fortalecimento do regime de estado democrático de direito.

Por Jaqueline Mesquita – Diretora Administrativa do OPINA | 03.2015

 

postado por: Jaqueline Mesquita data: mar 16, 2015 categoria: Assessoria, Consultoria, Gestão Estratégica, Segurança Pública

Jaqueline Mesquita

Advogada e especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Consultora Jurídica emitindo pareceres e revisando processos na área de Direito Administrativo. Sócia Diretora da Sociedade Jurídica Mesquita Vieira & Advogados Associados desde 2008. Sócia Diretora da Empresa MV Consultoria e Assessoria Ltda, desde 2010. Foi Consultora de Projetos para a Fundação Getúlio Vargas e Diretora Administrativa e de Projetos do Instituto de Desenvolvimento e Apoio a Projetos – IDP, prestando serviços para diversos Municípios, de 2003 a 2008. Prestou Serviços de Consultoria para Municípios e Estados, atuando no levantamento, identificação, análise e recuperação de créditos diversos, de 2003 a 2005. Foi Consultora para Empresa Patriarca Consultoria e Assessoria, prestando serviços de implantação de projetos de qualidade e gestão organizacional voltados para a otimização de processos, redução de custos e remodelagem operacional, de 2001 a 2003.